Suggestiva | Releases

Releases

 

PROJETO RETOMA AS RELAÇÕES HUMANAS NO XXIII BROOKLINFEST

O PROJETO “SENTA AQUI... CONVERSA COMIGO” RETOMA AS RELAÇÕES HUMANAS NO XXIII BROOKLINFEST

O evento multicultural de rua traz a importância de se conversar nos espaços públicos, mesmo com quem não se conhece para entender a história do “outro”, quebrando as barreiras entre as pessoas

“Senta aqui...conversa comigo” é um projeto social que estimula a interação com a sociedade ao reunir pessoas em um espaço público e estará presente no  XXIII BrooklinFest nos dias 21 e 22 de outubro no Brooklin. O tema desta edição é Mauerfall (Queda do Muro) - Construindo Pontes para a Convivência Intercultural e Cidadania, o qual tem muita conexão com o projeto.

Desde a tenra idade somos orientados para não falar com estranhos, isso realmente é ótimo conselho em muitas circunstâncias, mas não é uma regra, principalmente quando se na fase adulto, na era digital e para as mulheres do Projeto “Senta aqui.... conversa comigo”. Às vezes, falar com desconhecidos ocasionalmente pode proporcionar boas surpresas, pois estes momentos fugazes podem proporcionar generosidade, empatia e compreensão do outro.

Quem está por trás do “Senta aqui...conversa comigo”?

Cristina Almeida e Carla Pilon são as idealizadoras do “Senta aqui...conversa comigo”. E as coordenadoras são Carla Pilon e Patrícia Maria Martins. O projeto também conta com três colaboradoras: As psicólogas Camila Igari e Mônica Cristiane da Silveira e a produtora de filmes Laine Milan.

Como funciona na prática? 

As voluntárias vão para a rua com cadeiras de praia e um cartaz com o nome do projeto. As pessoas passam, ficam curiosas e elas se apresentam. A partir daí, a conversa se estabelece de maneira agradável. Muitas vezes, o público acaba ficando algumas horas ou mesmo até o final do encontro. Sendo que a maioria das pessoas voltam para participar dos próximos bate-papos.

Carla comenta que o projeto nasceu em novembro de 2016, com intuito de conseguir a interação e a troca de ideias “ao vivo”, com pessoas reais. “Escutamos histórias de vida e também aquele tipo de conversa gostosa sobre ‘tudo’ e ‘nada’, só pelo prazer do encontro. Muitas vezes, participam pessoas que se cruzam no dia a dia, mas nunca se falaram. E ainda, têm os moradores em situação de rua, eles falam sobre suas vidas e são acolhidos por quem está na roda de conversa. Eles ficam gratos por serem olhados e ouvidos”.

Carla destaca que a equipe tem o desejo de que a ideia se espalhe e outras pessoas se inspirem e criem novas rodas de conversa pelas cidades. Também sentem vontade de levar este projeto para escolas, aos jovens e seus familiares os quais não têm diálogo e mal se interagem.

Onde encontrar a galera do “Senta aqui...conversa comigo” no BrooklinFest?

As voluntárias do projeto estarão no BrooklinFest nos dois dias de festa, das 12h às 16h, na Rua Barão do Triunfo, 520. 

Depois de conversar bastante, os visitantes podem apreciar exposições, danças, apresentações itinerantes, literatura, bate-papo com o psicanalista Christian Dunker, corais, contação de histórias, jogos de xadrez, dança do Dragão Chinês, shows como do Marcelo Del Rio com a Banda Os Empenhados, Lyra 5tet, Beba Zanettini, Irajá Menezes, Orquestra Humboldt, entre outros. Além disso, barracas e restaurantes atraem os visitantes com tentações culinárias, artes, artesanato e muito mais.

Serviço:
XXIII BrooklinFest
Dias: 21 e 22 de outubro
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br.