Suggestiva | Releases

Releases

 

BROOKLINFEST: LANÇAMENTO DO CD DE BEBA ZANETTINI

LANÇAMENTO DO CD DE BEBA ZANETTINI + MÚSICAS DE MPB E LATIN JAZZ OCUPAM AS RUAS DO BROOKLINFEST 2017

Itamar Assumpção e João Gilberto serão relembrados através de suas canções em festa de rua com programação cultural gratuita

Quem gosta de gosta de música de qualidade de forma gratuita deve chamar a família para ir ao XXIII BrooklinFest que acontece nos dias 21 e 22 de outubro. Bandas, cantores e compositores farão parte do evento multicultural, como Beba Zanettini, Lyra 5tet, Marcelo Del Rio e Os Empenhados, Maria Leite, Maloka Rockstar de Paraguaçu Paulista, Entre Latinos e Tambora Trio, etc. A festa de rua aberta a todas as idades é considerada uma expressão de identidades culturais híbridas, contendo elementos tradicionais e contemporâneos vivenciados nas próprias canções e também nas danças, literatura, apresentações itinerantes, contação de história, entre outros. Além disso, barracas e restaurantes atraem os visitantes com tentações culinárias, artes, artesanato e muito mais.

O tema deste ano é Mauerfall (Queda do Muro) - Construindo Pontes para a Convivência Intercultural e Cidadania, o qual tem muita conexão com o lançamento do CD “Canto da Areia” do compositor, pianista e arranjador paulista Beba Zanettini. Neste disco, Beba tem parceria em cada faixa com cantores brasileiros e de outras nacionalidades como Eva Jagun da Alemanha, Liliana Morales da Argentina e Iva Bittova da República Tcheca, e isso ressalta o aspecto de quebrar os muros e construir pontes com o “outro” seja com quem mora no mesmo país, com quem “vem de fora”, com ideias iguais ou distintas. Beba comenta que classifica seu gênero musical como uma espécie de “MBP que conversa com outras culturas”. Na festa, cantará Salsinha (Beba /Olivia Genesi), Três Poemas que não se conhecem (Beba / Carlos Faraco/ Germana), etc. Esta segunda faixa, possui algo peculiar, foi feita primeiramente a melodia e depois a letra. No BrooklinFest, tocará piano junto da banda composta por Keila Abeid (voz), Marcos Klis (contrabaixo), Paulo Oliveira (sax, flauta e windsynth) e Gustavo Miranda (bateria).

Já o cantor e compositor paulistano Marcelo Del Rio e a banda de jovens músicos do bairro da Penha Os Empenhados apresentarão o espetáculo "Rei da Cocada Preta", uma homenagem com música, poesia e performances teatrais, os quais retratam a vida e a obra do compositor Itamar Assumpção, o qual também morou por um bom tempo no bairro da Zona Leste de São Paulo. O repertório para o BrooklinFest  terá músicas de diversos álbuns da carreira de Itamar Assumpção, como "Nego Dito", "Te Te Tentei", "Pretobrás", além de histórias e composições que demonstram a forte ligação do músico com a Alemanha, país no qual se apresentou diversas vezes e onde dois de seus discos foram relançados. Com uma linguagem musical voltada ao Rock, Indie e Pop, a banda Os Empenhados terá sua formação com Pedro Del Rio (bateria), Ian Cover (violão), Rafa Toreson (baixo) e Pedro Félix (guitarra), Marcelo Del Rio (voz) durante o espetáculo e participação do percussionista Juninho Batucada.

Os visitantes também prestigiarão o lançamento do CD “O Bonde - voz e violão” da cantora e compositora Maria Leite em pocket show. Terá faixas de autoria dela como, Roda Corrente e Pipol. Também terá um momento na apresentação chamado “Outros lugares” com canções de referências do estudo da cantora sobre cancioneiro popular brasileiro, como Beiral (Djavan); Águas de Março (Tom Jobim); Incompatibilidade de Gênios (João Bosco e Aldir Blanc); All of me (Billie Holiday), etc. “Escolhi a imagem de um bonde para dar nome ao disco primeiramente porque é o título de uma das canções, sendo a figura que representa a música, que vai e vem, que movimenta a vida, que faz pessoas se encontrarem, que leva a lugares diferentes, que é arejado. O bonde é um meio de transporte antigo, com aspecto ‘vintage’ que ainda existe em muitos lugares do planeta. E é com esta sensação do tradicional na instrumentação de um trio, piano, baixo e bateria, ora acompanho por violão, ora por guitarra, harmonizando com meu sotaque de MPB Pop que apresento este trabalho. O bonde, como as canções, tem velocidade moderada transportando gente que anda cheia de sentimentos, cruzando umas com as outras, viajando dentro de suas rotinas”, fala Maria.

O grupo Lyra 5tet inspira-se em músicas cubanas e latinas. Com o gênero latin jazz, os meninos formados por Sérgio Lyra (sax tenor), Aniel Someillan (contrabaixo), Rodrigo Bueno (bateria); Hanser Ferrer (piano) e Franklin Santos (conga) tocarão músicas autorais, como Dança com Anna e outras como Café com Pão de João Donato.

A MBP também estará presente no show “João Gilberto: Histórias da Invenção da Bossa Nova” tocado pelo músico Irajá Menezes. No repertório do evento, terá clássicos como Desafinado, Samba de Uma Nota Só, Garota de Ipanema, Caminhos Cruzados, Retrato em Branco e Preto, Wave, entre outros. Irajá acrescenta casos saborosos que acompanham a biografia de João Gilberto e seus companheiros Tom Jobim e Vinícius de Moraes, a chamada 'Santíssima Trindade' da moderna música popular brasileira. Atualmente, coordena o projeto Sarau dos Imigrantes que acontece no Espaço Parlapatões e em outras casas de cultura em São Paulo com propósito de registrar e divulgar a cena musical imigrante que surgiu na cidade Paulo na última década.

Serviço:
XXIII BrooklinFest
Dias: 21 e 22 de outubro
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br.

As apresentações acontecerão no Palco Multicultural, Palco Orquestra e Espaço Criança. Confira os dias e horários no Guia Cultural no site da AEMB, citado acima.