Suggestiva | Releases

Releases

 

DIA DO TRÂNSITO - A IMPORTÂNCIA DE DIRIGIR BEM PARA MELHORAR O TRÁFEGO

Dia 25 de setembro não é somente para comemorar o Dia do Trânsito, mas é também uma data para estimular uma consciência constante

Algo tão simplório e rápido como colocar o cinto ou manter o para-brisa limpo podem significar a diferença entre a vida e a morte. Por isso, a Dirigindo Bem – Empresa Especializada no Trânsito, alerta que ser consciente de si mesmo e dos outros motoristas somado à prática de uma boa etiqueta nas ruas, avenidas e estradas são tarefas importantes para evitar acidentes.

A rede de treinamento para pessoas habilitadas que já contribuiu para que mais de 100 mil alunos dirigissem com segurança sugere algumas ações que embora simples, são essenciais. A primeira delas refere-se a viagens longas. Deve-se dormir o tempo necessário ao seu organismo, comer algo antes de sair, verificar se todos os fluidos do carro estão em níveis adequados e se os pneus estão inflados corretamente. Se puder, partilhe as responsabilidades da condução com outra pessoa e encoste em um local seguro para tomar um ar fresco e esticar as pernas.

Quando for levar as crianças, prepare refeições para que elas comam mesmo em movimento, até que você pare em algum lugar, assim elas não ficarão agitadas e consequentemente, não atrapalharão seu desempenho. Lembre-se de ter cobertores, fluidos extras para o carro e um kit de primeiros socorros.

Outra questão recorrente é: Como dirigir com segurança em mau tempo? Condições meteorológicas como chuva, vento forte e granizo são muito perigosas. Se possível, é melhor adiar o passeio e ficar em casa em vez de sair. Conduzir em qualquer uma destas situações, normalmente, leva mais tempo e gera estresse.

Caso a pessoa já esteja no meio do trajeto, deve-se dirigir mais devagar, para evitar derrapadas.  Dobre ou triplique a distância entre você e o carro da frente, pois será necessário mais espaço para parar em estradas escorregadias.

Verifique se o limpador de para-brisas está funcionando e mantenha o seu reservatório limpo e com aditivo, isso ajudará na visibilidade.  Ligue os faróis baixos, eles não só ajudarão na sua visão, mas também farão que os outros carros o vejam.

Um ponto importante é manter a calma e não entrar em pânico, pois quando um sentimento de histeria se instala costuma deixar os motoristas tensos e estes não conseguem tomar medidas necessárias para de sair daquele problema. Caso a tempestade seja de granizo, tente deixar o carro em um local seguro para não quebrar o para-brisa.

Procure ouvir em volume baixo os alertas de tráfego de rádio, especialmente quando se aproxima das grandes cidades. Isso pode oferecer rotas alternativas. Alguns especialistas recomendam manter as mãos no volante na posição das 3 e 9 horas, pois caso tenha um acidente, os airbags se abrirão com mais facilidade e essa posição lhe permite maior flexibilidade no caso de ser necessário um algum desvio brusco de rota. Caso precise encostar, mova o veículo para fora da estrada e pare no acostamento somente em caso de emergência.

Outro aspecto essencial é que o motorista deve certificar-se que todos os passageiros estejam com cinto de segurança, além de evitar distrações, como passar maquiagem ou falar no celular. Isso pode levar o indivíduo a perder o foco e tirar os olhos da estrada.

Se você estiver dirigindo em algum lugar que você não está familiarizado planeje o percurso e verifique os mapas antes de começar. E ainda, fique atento à legislação se for para outro país e procure saber se o trecho que irá percorrer costuma ter animais. Ao ver um bicho, desacelere e pisque as luzes repetidamente.

É válido ressaltar que os GPS não são infalíveis, sendo assim recomenda-se levar mapas e ter aplicativos de mapeamento no celular, entretanto outra pessoa deve fazer a leitura ou o motorista pode fazer isso com o veículo estacionado. 

Para finalizar, a Dirigindo Bem sugere que se a pessoa estiver dirigindo um veículo alugado, primeiramente, ela precisa se familiarizar com todos os itens antes de ligá-lo.

Mais informações através da Central de atendimento Dirigindo Bem no telefone 0800 002 0221, ou pelo site www.dirigindobem.com.br.