Suggestiva | Releases

Releases

 

CELEBRE UM MUNDO DE GASTRONOMIA NA MAIFEST

EXPERIMENTE E CELEBRE UM MUNDO DE GASTRONOMIA NO EVENTO MULTICULTURAL GRATUITO MAIFEST

Além das delícias típicas alemãs, o público familiar encontrará diversas opções como pastéis, sorvetes, hambúrgueres, cucas, choux cream, cocadas, doces cristalizados, frutas banhadas no chocolate, cocadas, brigadeiros e muito mais

A XIX MaiFest é um evento multicultural gratuito que acontece nos dias 26 e 27 de maio no Brooklin e apresenta um sabor vibrante da Alemanha e de outros países fornecido em tendas ao ar livre, restaurantes e food trucks que disponibilizam inúmeras opções de pratos doces e salgados, dentre eles o procuradíssimo joelho de porco (Eisbein), os quais tentarão o paladar. Por isso, prepare todos os sentidos para vivenciar uma cultura diversificada através da culinária, das danças, músicas, corais, orquestras, literatura, exposições, fotografias, artesanatos, rodas de conversa e esportes.

A festa de rua está em sua 19ª edição e é promovida pela AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin. Desta vez traz como tema “Gemeinsam reisen! (Viajar Juntos) Staatsbürgerschaft (cidadania), experiências migrantes interculturais”, com programação cultural das 10h às 22h.

Ação social + comida

Os três restaurantes da SOBEI - Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos são os mais disputados do festival, já que, além das deliciosas iguarias servidas, toda renda arrecadada com as vendas dos pratos é revertida para os projetos sociais da entidade, os quais beneficiam crianças, jovens, adultos e idosos. Todos que trabalham nestes dois dias de festa são voluntários. O cardápio é composto por seis pratos, sendo que o carro-chefe é o Eisbein – joelho de porco assado à pururuca com acompanhamento de chucrute e salada de batata.

Outras entidades sociais também deixarão o evento mais gostoso, a Gotas de Flor com Amor terá Spätzle, um tipo de massa alemã com ovos parecida com macarrão. Já a Ritmos do Coração levará pães e biscoitos e na CVV - Centro de Valorização da Vida do Jabaquara o público poderá saborear deliciosos hot dogs.

Salsichões

Outro point muito visitado são as Barracas Berna com os tradicionais salsichões grelhados, como a Cervela (carne bovina e gordura suína, com coloração feita sem corantes, apenas com defumação natural); Kalbsbratwurst (carne de vitelo, que é naturalmente uma carne mais clara, e por não levar conservante, se mantém com a coloração branca); Schüblig (carnes suína e bovina) e Weisswurst (carne bovina e suína junto de salsa). Também terão Kartoffelpuffer (batata alemã com recheios de purê de maçã, requeijão e creme de morango) Nürnberguer (sanduíche de linguiça e o Currywurst (salsicha porcionada com molho cury e cury em pó).  

Rei do Joelho

A churrasqueira giratória com Eisbein do Rei do Joelho serve como pano de fundo de fotos para as selfies dos visitantes amantes de carne. No restaurante também é servido o prato típico alemão Eisbein, joelho de porco, que é cozido e depois assado, o qual vem acompanhado de salada de batata e chucrute. Outra opção é o sanduíche individual de Eisbein no pão francês.

Taberna germânica 

Outra opção é o Bar Zur Alten Mühle que completa 38 anos em 2018 e participa da MaiFest desde a sua primeira edição. Tem uma decoração rústica e serve Chucrute  Garnie (prato para até 4 pessoas com joelho de porco, kassler, linguiça branca, salsichão, linguicinhas defumadas, acompanha chucrute e batata sauté); Bouletten (bolinhos de carne temperados), entre outros. Com a demanda da festa, o Zur amplia o espaço com uma tenda na frente do estabelecimento.

Doces

Embora seja difícil, tente não exagerar nos pratos salgados, guarde um espaço para as guloseimas açucaradas, pois há muitas opções, como o strudel (espécie de massa folheada adocicada enrolada com algum recheio), doces cristalizados que combinam sabores de frutas ou legumes, como figo, abóbora e banana, frutas banhadas no chocolate, brigadeiro e doce de leite no copo, beijinho, maça do amor, tapioca, bolos, rapadura, cocada, geleias, entre outros.

Marcando presença novamente na festa, a Panya Brasil traz um doce chamado Choux Cream, de origem japonesa, é parecido com uma Carolina Recheada com creme de baunilha. Porém, ao invés de uma cobertura de chocolate, possui cobertura crocante.

Uma opção que remete ao país que deu origem à festa são as cucas alemãs da Kukas - Cuca Gourmet, a qual levará vários sabores, como de morango com leite condensado, brigadeiro cremoso, maçã, banana, goiabada, churros, etc.

Onde as pessoas podem sentar?

Além dos restaurantes, para se acomodar, o público tem à disposição mesas e cadeiras que ficam em duas tendas na Bernardinho de Campos. Quem disponibiliza estes espaços, chamados de “Praças de Alimentação” é a própria AEMB com intuito de gerar conforto para o público comer tranquilamente.

Entretenimento ao vivo das 10h às 22h para crianças, jovens, adultos e idosos

A MaiFest proporcionará ao público apresentações multiculturais que acontecem em dois palcos, no Espaço Criança, na Galeria Brooklin, salas do CIESP – Distrital Sul, Rádio MaiFest, além das próprias ruas que têm performances itinerantes, como danças folclóricas germânicas, fanfarra e a gaite de fole.

O objetivo do festival é transformar as ruas em um destino onde todos possam usufruir cultura de qualidade totalmente gratuita e em 2018, a MaiFest trará a história de alguns municípios e espaços públicos, como São Sebastião- SP, Pomerode - SC e Memorial da América Latina.

E não se esqueça de explorar as quatro ruas, pois todas estarão com tendas de artesanato, roupas, bolsas, sapatos, camisetas, etc.  

Serviço:

XIX MaiFest
Dias: 26 e 27 de maio
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h
Entrada gratuita

Mais informações através do site www.aemb.org.br.


XIX MaiFest