Suggestiva | Releases

Releases

 

Vigésima edição da MaiFest acontecerá nos dias 25 e 26 e maio com muitas atrações para toda família

Lebensqualität (Qualidade de Vida) Cultura e Educação na Economia Criativa será o tema desta edição que terá como eixo central e grande homenageado o Professor Danilo Santos de Miranda Gestor Cultural - Diretor do Sesc SP

Uma edição especial e repleta de atrativos é o que promete acontecer na XX MaiFest nos dias 25 e 26 de maio. Para trazer o que há de melhor para este festival a Presidente da AEMB – Associação dos moradores e Empreendedores do Brooklin, Marcia Djanikian, juntamente com sua diretoria e o Curador Cultural Luiz Delfino Cardia tem andado Brasil afora para “lincar” qualidade de vida, cultura, educação e economia criativa nos dois dias de festival que apresenta atrações multiculturais para toda família.

“Nesta edição estamos valorizando o trabalho da AEMB em seus festivais realizados há 25 anos através do alinhamento entre a cultura e a educação e isso tudo em um sistema de qualidade de vida. A qualidade de vida como um sistema com gastronomia, música, cultura, educação, artesanato, economia criativa, valorização dos empreendedores dentro de uma visão holística, muito além de vincular o bem-estar apenas na área de saúde. A essência deste conceito é o Gestor Cultural, o Sr. Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc SP. Ele tem todo este conceito, é um gestor cultural que implementou e ampliou ações afirmativas deste sistema holístico com grande êxito. Suas ações compreendem e apreendem esse sistema de bem-estar e de qualidade de vida. É um grande ícone e tem uma dimensão importante no Brasil e no mundo, recebendo homenagens em vários países. Hoje, nossos festivais não fazem parte apenas do bairro do Brooklin, dialogamos com a cidade, com o estado e com o Brasil”, explica Delfino

A Presidente da AEMB Marcia Djanikian ratifica que a “presença do Danilo é muito importante porque a Associação do Brooklin alinha exatamente essa proposta técnica profissional do Danilo Miranda de juntar esse sistema de bem-estar que tem educação e cultura lado a lado. Nossos festivais tomaram tão grande proporção porque eles não são pensados somente na questão localizada, eles dialogam com várias frentes. Temos a participação das entidade sociais, das escolas, dos núcleos de pesquisas, além de toda parte de entretenimento, empreendedorismo e gastronomia”.

Seguindo este conceito, a MaiFest terá muitas atrações, sendo uma delas em especial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que fará uma homenagem ao Danilo Miranda. O Colégio Visconde de Porto Seguro também será homenageado pelo seu trabalho na Escola da Comunidade, um projeto de responsabilidade social que existe desde 1966.

A valorização da língua alemã também ganhará destaque nesta edição através da homenagem aos grupos de Stammtisch, que se reúnem para comer, beber e falar a língua alemã em São Paulo. Os homenageados da MaiFest serão o grupo que se encontram no Imbiss, em Pinheiros e a turma do Colégio Benjamin Constant que se reúnem no Windhuk, em Moema. “São encontros periódicos de amizade e valorização da língua alemã. Também teremos homenagem a Professora Ranice Dulce Trapp da Escola Municipal Bilíngue de Pomerode que é referência nacional neste curso. Homenagem a Bertioga como polo berço da cultura brasileira já que é uma das cidades mais antigas do Brasil, de onde saiu vários navios para o Rio de Janeiro e para a guerra contra os holandeses e onde está localizado o Forte de São João, o mais antigo do país, construído em 1532. Bertioga também recebeu o aventureiro alemão no século XVI Hans Staden”, destaca o Curador Cultural.

Recheada de atrações, a MaiFest receberá no Palco Orquestra, Palco Multicultural e Espaço Criança apresentações de danças e músicas folclóricas alemã, Grupo Tom Maior Big Band, ações do Colégio Beatíssima, apresentação de jovens talentos femininos da música popular brasileira, Banda Entrelatinos que também receberá duas cantoras mulheres. Presença confirmada da turma de Pomerode que alegra os dois dias de festival com suas competições típicas alemãs, Orquestra Filarmônica e Coral de Santo Amaro, Cordas de Cultura de Bertioga, Fanfarra de Amparo, Danças Circulares, a aguardada apresentação do Maestro Paulo Paschoal e da Orquestra Sanfônica de São Paulo, Grupos de Sopros, Grupo Guaçatom, entre outras apresentações. Terá ainda Feira de Livros, Rodas de Conversas com historiadores de cidades alemãs e atividades esportivas.

Entidades sociais 
Somado ao contexto cultural, o aspecto social está enraizado na MaiFest, o qual busca enaltecer os trabalhos de entidades sociais. O 1ª Vice-Presidente da AEMB, Ademar Távora, explica que cerca de 20 instituições podem vender seus produtos e divulgar suas ações em uma tenda preparada especialmente para recebê-los. “São exemplos de pessoas de diferentes origens trabalhando de forma colaborativa em um ambiente único, com isso, trazemos para o nosso festival a acessibilidade e a equidade cultural, além do olhar ao próximo. Também não podemos esquecer que abrimos espaço para a SOBEI – Sociedade Beneficente de Interlagos, que atua em nossos festivais com três restaurantes geridos por voluntários da entidade, que traz em seu cardápio seis pratos, dentre eles o mais prato alemão mais pedido, o Eisbein (joelho de porco assado a pururuca), cuja renda é toda revertida para os projetos sociais da SOBEI, que hoje beneficiam cerca de 9 mil pessoas, entre crianças, adultos e idosos do extremo sul de São Paulo por meio de múltiplos projetos sociais, incluindo 15 creches”.

Boas compras e ótimas opções de gastronomia
Para quem aprecia artesanato e boas compras terá mais de 250 estandes de várias cidades do Estado de São Paulo para explorar no quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos. E para repor as energias para curtir tudo que a MaiFest proporciona e só passar nos restaurantes que servem pratos típicos alemães, como os três administrados pela SOBEI, o Rei do Joelho ou o Zur Alten Mühle. Para quem prefere uma refeição mais rápida enquanto curte os atrativos do festival pode procurar as tendas gastronômicas que servem comidas típicas de várias partes do mundo, bem como lanches, espetinhos, salgados e muitas guloseimas.

Serviço:
XX MaiFest
Dias: 25 e 26 de maio de 2019
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: Das 10h às 22h

Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br.