Suggestiva | Releases

Releases

 

1ª ETAPA DO CAMPEONATO PAULISTA DE VELEIROS NO CLUBE DE CAMPO

CLUBE DE CAMPO DO CASTELO RECEBE 1ª ETAPA DO CAMPEONATO PAULISTA DE VELEIROS RÁDIO CONTROLADOS

Nos dias 19 e 20 de maio, o Clube de Campo do Castelo sediou a 1ª etapa do Campeonato Paulista Classe 1M – International One Metre (IOM), promovido pela Associação Brasileira de Veleiros Rádio Controlados (ABVRC), que tem como principal finalidade congregar clubes e associações, incentivar, difundir, regulamentar e oficializar as classes de veleiros Rádio Controlado (RC) segundo as regras internacionais.

A Vela Rádio Controlada é atualmente uma das mais vibrantes modalidades oficiais do iatismo, forjando velejadores com elevado nível de conhecimento em táticas, técnicas e regras de regata. A Classe IOM foi criada por Jan Dejmo, com o apoio de Graham Bantock e do comitê permanente da ISAF-Rádio Sailing Division, posteriormente aprovado pela ISAF, em 1988. A intenção na sua criação foi a de reunir diversos projetos de veleiros da classe "1 metro" com características diferentes que existiam em diversos países, unindo todos em uma única classe de veleiros, com apenas uma regra e um maior número de restrições.

A Associação Brasileira da Classe 1 Metro (ABC-1M) é o organismo supremo da Classe 1 Metro no Brasil. É filiada à Associação Brasileira de Veleiros Rádio Controlados (ABVRC) e a International One Meter Class Association (IOMICA).

A 1ª Etapa do Campeonato contou com oito competidores de São Paulo e Rio de Janeiro. Roberto Lindstaedt que é Comodoro da Associação Paulista explica que o esporte é muito forte na Inglaterra, mas o campeão mundial da atualidade é um croata. No Brasil, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul se destacam na modalidade, com muita gente velejando.

Roberto explica que grande parte dos velejadores Rádio Controlados vêm da vela normal, que por inúmeras razões acabaram optando pela Vela Rádio Controlado. “Controlar o barco à distância é o grande desafio, porque quando você está embarcado tem toda a parte sensorial embarcada também, mas quando você está à distância a coisa fica um pouco mais difícil, mais remoto, então você precisa ter uma sutileza muito maior para conduzir o barco da melhor maneira”. Ainda segundo Lindstaedt, mesmo quem nunca velejou também participa do esporte. “Na Associação Paulista temos alguns velejadores que não vieram da vela escala normal e estão competindo de igual para igual com o restante do pessoal”.

O Campeonato Paulista será composto por duas etapas, esta primeira que aconteceu no Clube de Campo do Castelo e outra no segundo semestre. “Esta etapa era para ocorrer originalmente em Ubatuba, mas como vamos ter no ano que vem o Campeonato Mundial em Porto Alegre buscamos uma raia que tivesse semelhança com a raia de Porto Alegre e achamos perfeito a Represa Guarapiranga às margens do Clube Castelo que nos deu vento e ondas muitas similares a raia de Porto Alegre então foi sensacional”, conta Roberto.

O Comodoro da Associação Paulista da Classe 1 Metro explica que o Clube de Campo do Castelo através de sua Presidente Susana Campanhã e do Diretor de Náutica Sérgio Yasuo Utagawa cederam o local para a competição. “Eu já conhecia o Castelo e temos vários velejadores que conhecem a Represa Guarapiranga, então nós oferecemos o campeonato para o Sérgio, explicamos que era o que estávamos precisando e o Clube nos abriu as portas para montarmos o evento. Foi muito importante esta parceria porque tivemos um aprendizado muito grande. A APVRC veleja numa raia fixa que tem no Embu, só que lá é um lago e as condições são muito tranquilas, o vento é fraco e não tem ondas, aqui tivemos um vento forte e uma condição de onda bem mais desafiadora então a gente conseguiu apurar a técnica ao velejar nesta situação, pois estava tudo muito alinhado, além do vento perfeito a represa estava sem algas, então todos que participam adoraram”.

As três primeiras colocações da etapa ficaram com: Alexandre Marien - APVRC – SP, no primeiro lugar, seguido por Michael Causer - FBV – RJ e Arthur Frederico - APVRC – SP em terceiro lugar. Todos foram agraciados com uma garrafa de vinho, assim como a Presidente do Clube de Campo do Castelo Susana Campanhã.

Susana ressalta que o papel do Clube de Campo do Castelo, além de um espaço de lazer e diversão, é também o de incentivar esportes como estes. “Ficamos muito felizes em termos feito esta parceria e poder contribuir para o aperfeiçoamento dos competidores. Desejamos que o Brasil seja o próximo campeão mundial e estaremos na torcida por isto”.