Suggestiva | Releases

Releases

 

RODA DE CONVERSA COM PROFESSOR CHRISTIAN DUNKER NO BROOKLINFEST

RODA DE CONVERSA COM PROFESSOR CHRISTIAN DUNKER HOMENAGEADO NO BROOKLINFEST 2017 ABORDA QUEBRA DE DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E INCENTIVA UMA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA

O evento multicultural proporciona que as universidades saiam de seus “muros” e venham para as ruas do Brooklin e neste ciclo de debate gratuito o diálogo terá uma base da psicanálise para legitimar o tema da festa que é: Mauerfall (Queda do Muro) - Construindo Pontes para a Convivência Intercultural e Cidadania

O XXIII BrooklinFest promoverá no dia 22 de outubro um bate-papo chamado Professor Christian Dunker Convida: Roda de conversa, que será realizado em uma sala do CIESP - Distrital Sul, localizado na Rua Bernardino de Campos, 145.  O encontro é gratuito, aberto ao público e abordará alguns conceitos como uma analogia à lógica do condomínio, a qual o psicanalista e professor de psicologia da USP avalia esta obra arquitetônica como um símbolo, de certa forma, de negação das diferenças, onde a vida murada está baseada no princípio da segurança e o morador vê o “outro” como uma ameaça. Além disso, Dunker compara os moradores deste edifício com a sociedade, onde somente as pessoas com opiniões iguais convivem bem, necessitando ter uma autoridade que usa a lei de forma conveniente para si, neste caso, esta figura é o síndico.

“A Universidade quebra os ‘seus muros’ e alinha o conhecimento e diálogos em outro espaço, participa da programação multicultural e multidisciplinar de um festival de rua, onde os diálogos acadêmicos de Christian Dunker e convidados ultrapassarão os muros da universidade para chegarem perto das pessoas”, comenta Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural do BrooklinFest.

Pietro Iaconelli, Presidente Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, diz que a festa deste ano é um marco por ter se tornado importante na cidade de São Paulo como festival de rua com dimensão multicultural. “Valorizamos a democracia e a relação entre as pessoas. A nossa queda do muro é um manifesto de encontro das pessoas, dos diferentes, da convivência intercultural e da valorização das ações de cidadania".

No dia 22 de outubro,  serão discutidos três temas no CIESP:

- História e Tradução, das 10h às 12h;

- Arte e Tradução, das 12h às 14h;

- Psicanálise e seus muros, das 14h às 16h.

Neste encontro, além do próprio Christian Dunker, existem outras pessoas que farão parte da mesa de debate, como: Rafael Alves Lima, psicanalista e professor; Elizabeth Brose, psicanalista e tradutora; Sérgio Fingerman, artista plástico; Marcella Marino, Mestre em Filosofia e tradutora; Yasmin Utida tradutora e professora; Heloisa Helena Aragão, psicanalista e professora; e os psicanalistas Pedro Helliodoro Tavares, Paulo Rona e Tatiana Carvalho Assadi. Para participar, é preciso se inscrever no telefone (11) 5531-3067 até o dia 20/10 ou até esgotarem as vagas.

“Os condomínios são uma forma de vida regulada por certa estética que vai enfatizar o que o Freud chamava de narcisismo de pequenas diferenças, onde aquela pequena diferença do meu vizinho que é tão igual a mim, se torna quase uma ameaça, um ponto de irritação, uma justificativa para o ódio. Existe um tipo de ‘cercamento de mal estar’, que gera narrativas de sofrimento, como se o mal viesse de fora, pensamentos de que se não tivemos estrangeiro, negro ou gay tudo seria melhor. O condomínio tem uma lógica segregatória em sua origem”, comenta Dunker.

Ao fim da roda de conversa, por volta das 16h15, os visitantes poderão assistir no palco Orquestra o show da banda de blues chamada O Resto, a qual tem como integrante Mathias Dunker, filho de Christian, que tocará músicas do repertório do grupo, além de canções que fizeram parte da formação do pai. Ambos receberão uma homenagem por parte da realizadora da festa, a AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin.

O BrooklinFest acontecerá no fim de semana de 21 e 22 de outubro e está repleto de entretenimento de graça, como danças folclóricas alemãs, apresentações itinerantes e de corais, shows, lançamentos de CDs, feira de artesanato e muita gastronomia, entre outros atrativos.

Resumo Sobre Christian Dunker

Psicanalista, Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2014) junto ao Departamento de Psicologia Clínica. Coordena, ao lado de Vladimir Safatle e Nelson da Silva Jr. o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Em 2012, ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise com a obra "Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica" (Annablume, 2011). Em 2016, ganhou o segundo lugar no Prêmio Jabuti em Psicologia, Psicanálise e Comportamento com o livro "Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma" (Boitempo, 2015). Publicou ainda "Por quê Lacan? (Zagodoni, 2016), "A Psicose na Criança" (Zagodoni, 2014) e "O Cálculo Neurótico do Gozo" (Escuta, 2002). (Fonte: Currículo Lattes).

Serviço:
XXIII BrooklinFest
Dias: 21 e 22 de outubro
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: Das 10h às 22h

Christian Dunker Convida: Roda de conversa

Data: 22 de outubro

Horário: A partir das 10h00

Onde: Sala do CIESP

Endereço: CIESP / Distrital Sul-  Rua Bernardino de Campos, 145.

Homenagem ao Professor Christian Dunker

Onde: Palco Orquestra / Horário: Às 17h30  - Perto do CIESP.

Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br.