Suggestiva | Releases

Releases

 

ESTAMPA PAISLEY DA PARANATEX NA DECORAÇÃO DE INTERIORES

Decore móveis estofados, paredes e almofadas com o clássico desenho que combina um rico historicismo, valor simbólico e certo ar rebelde

As estampas versáteis paisley dos tecidos 100% algodão da Paranatex Têxtil lembram caleidoscópios e roupas psicodélicas dos anos 60. A coleção Centauro Plus traz o design icônico amado no mundo da moda, muito popular durante o "Verão do Amor”, movimento de contracultura que reuniu milhares de pessoas em suas ruas em 1967, e símbolo do movimento hippie.

Paisley que se parece com uma lágrima estilizada não se originou na cidade escocesa com o mesmo nome. Embora exista um debate sobre a origem, comenta-se que a estampa teve início em xales feitos na Caxemira, na Índia, por esse motivo, em um primeiro momento, foi chamada de Cashmere. Sendo que inicialmente, Cashmere era o nome dado aos tecidos de lãs finas. Mais adiante, esse nome foi atribuído também a este desenho que se assemelha às folhas estilizadas e curvadas. As impressões tornaram-se um símbolo de status para indivíduos ricos e atingiu a Europa nos séculos XVIII e XIX.

A Companhia das Índias Orientais começou a trazer xales Paisley da Índia para a Grã-Bretanha no século XVIII. Os xales importados eram muito caros, por isso as fábricas têxteis locais começaram a produzir suas próprias versões do tecido. Um dos maiores produtores do material foi a cidade de Paisley, na Escócia. Eventualmente, o tecido assumiu o nome da cidade que o produziu muito e deixou de ser usada somente pela aristocracia. Por isso, a estampa também é conhecida por “Paisley”.

A forma é um pouco enigmática, alguns pensam que é uma combinação estilizada de flor e cipreste, símbolo de vida e eternidade na religião zoroastrista, outros acham que se parece com lágrima, gota, folha, etc. De qualquer maneira, é muita usada nos países da Ásia Central. Ao sul, na Índia, está associada ao hinduísmo.  Outros a veem como semente representando fertilidade e alguns também acreditam que a estampa possui semelhança com o símbolo Yin-Yang.

As impressões de Paisley voltaram à moda durante a revolta da cultura juvenil da década de 1960. Associado ao movimento psicodélico hippy, paisleys também foram vistos em vestes e objetos dos The Beatles.

A respeito da paleta de cores desta estampa, a Designer Têxtil da Paranatex Angélica Giovannini comenta: “as cores são intensas, com combinações que remetem à origem indiana e persa do motivo cashmere, que posteriormente ganhou o nome de paisley. Usamos cores ensolaradas, como: vermelhos, alaranjados, rosas e amarelos e também combinações menos quentes, com verdes e azuis”.

Descrição dos tecidos Paranatex:

Coleção Centauro Plus Easy Clean  

Peso 197 g/m²

Largura 1,60 m

100% Algodão

Preço sugerido: 46,60 o metro.

Paranatex Têxtil: SAC 0800 701 3050. Mais informações: www.paranatex.com.br ou sac@paranatex.com.br   
Facebook: https://pt-br.facebook.com/paranatex.textil
Instagram: www.instagram.com/paranatex/?hl=pt 
Twitter: https://twitter.com/paranatextextil


Tecidos de decoração da Paranatex também são usados em artesanatos em geral