Suggestiva | Releases

Releases

 

ORQUESTRA CAMERATA DARCOS SE APRESENTA NA XVIII MAIFEST

O Palco Orquestra da MaiFest receberá mais uma vez a Orquestra Camerata Darcos, que tem à frente o violinista Paulo Paschoal. A participação no evento é uma ação cultural com apoio da Organização Social APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, e da Secretaria de Estado da Cultura. A festa familiar, cujo tema é Lebenswelt (Mundo da Vida) acontece nos dias 27 e 28 e traz apresentações de grupos de danças folclóricas, teatro, corais, filmes ao ar livre, exposições, performances itinerantes, esportes, adoção de animais, entre outros.

A Camerata Darcos se dedica à formação de plateia para a música clássica. Nas apresentações, o músico interage com o público apresentando informações sobre os compositores e instrumentos o que torna a música instrumental atraente conquistando a atenção de muitos jovens.  O projeto é uma das principais ações do plano de música para os jovens instrumentistas, sendo um referencial da música erudita no Estado. O repertório erudito vai do barroco ao moderno, música cigana, danças húngaras de Brahms, entre outros. Já o repertório popular abrange MPB, temas de filmes que marcaram a história do cinema e clássicos do rock como: Metallica, The Beatles, Nirvana, Guns N’Roses e Queen.

A história do músico Paulo Paschoal tem início com sua família. Sendo sua mãe pianista, iniciou os estudos de violino com seu pai aos 4 anos de idade, mas foi a admiração e a vontade de tocar como o irmão mais velho, que o motivou a seguir em frente. Com 9 anos, deu continuidade aos estudos em um conservatório musical, onde venceu vários concursos. Em sua trajetória, participou de diversas master classes e recebeu a orientação de grandes violinistas como Dimitry Sitkovetsky e Shlomo Mintz. Foi professor de violino do Instituto Baccarelli, que tem por objetivo a formação musical e artística de crianças e jovens de regiões carentes.

O músico já tocou na Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Orquestra Sinfônica de Santos. Desde 1994, Paulo Paschoal faz parte do Naipe de Primeiros Violinos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP. Gravou CDs com nomes renomados da música brasileira como: Roberto Carlos, Chico César, Leonardo, Zizi Possi, entre outros. Também dividiu o palco com artistas como Ney Mato Grosso e Milton Nascimento. Possui diversos trabalhos solo gravados: o primeiro apresenta as obras do compositor Niccoló Paganini. No segundo, acompanhado por um grupo de choro, interpreta as composições de Abel Ferreira e Alexandre Guerra. Com a Camerata Darcos gravou também um tributo a Zequinha de Abreu, tributo aos The Beatles, além de inúmeros CDs gravados com a OSESP.

Além das inúmeras apresentações culturais gratuitas que acontecem das 10h às 22h, o público poderá saborear delícias nas barracas e tendas com comida típica alemã e de outros países, como joelho de porco, acarajé, strudel, salsichões, nhoque, yakisoba, entre outros.    

Serviço:

XVIII MaiFest

Dias: 27 e 28 de maio

Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos

Horário: Das 10h às 22h

Entrada gratuita

Mais informações através do site www.aemb.org.br