Suggestiva | Releases

Releases

 

DIRIGINDO BEM DÁ DICAS PARA RELAXAR AO VOLANTE

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro e a Dirigindo Bem sugere que os motoristas façam exercícios dentro dos veículos para amenizar o nervosismo no trânsito

Para muitas pessoas os engarrafamentos, infelizmente, tornaram-se uma parte da vida cotidiana. E tal situação pode ocasionar frustração e estresse, afetando de forma negativa o corpo e a mente. Por isso, a Dirigindo Bem ressalta a importância de conhecer técnicas simples que podem ajudar o motorista a se acalmar e relaxar no trânsito.

Um dos métodos mais fáceis e naturais de alívio do estresse é respirar, destaca a Psicóloga da Dirigindo Bem Débora Faria. Ela sugere o relaxamento através da respiração diagramática, que é executada da seguinte forma: 

- Respire lentamente, contando até três e fazendo a barriga estufar. Depois, expire contando até seis e voltando com a barriga para o tamanho natural.  Trabalhe a respiração, de forma que a barriga estufe e encolha lentamente. Repita o movimento seis vezes.  

Este processo ajuda a baixar a pressão arterial e envia mais oxigênio para o cérebro, contribuindo para a pessoa se acalmar. A técnica é básica, pode ser feita até mesmo dentro do próprio veículo ou em qualquer circunstância que o medo, ansiedade e estresse se apresentem de uma forma mais difícil de ser controlada.

É válido ressaltar que o estado emocional pode ser afetado pelo estado fisiológico. Por isso, recomenda-se fazer exercícios antes de ir para uma longa viagem, pois melhorará a liberação dos hormônios de bem-estar e diminuirá os níveis de estresse. 

Sendo assim, para evitar o nervosismo na estrada e minimizar o risco de desenvolver dores associadas à condução siga também as dicas abaixo:

- Relaxe testa, olhos e queixo. Deixe de lado a tensão nos músculos faciais para evitar dores de cabeça;

- Quando estiver parado, movimente devagar a cabeça para trás e para frente. Em seguida, mexa os ombros em círculos;

- Contraia os glúteos. Muitos motoristas que sofrem de ansiedade ao volante, instintivamente, ficam tensos nas nádegas e região lombar. Conscientemente, apertando e soltando os músculos do bumbum, liberará a tensão da coluna vertebral;

- Enquanto estiver parado no semáforo ou no trânsito, pratique exercícios de mão. Estique os braços por cima do volante e estique os dedos para trás e para frente;

- Além disso, tente sair com um tempo de sobra para chegar ao destino, planeje a rota antes de sair, evite horários de pico e certifique-se de manter as mãos relaxadas no volante para manter a livre circulação de sangue.

Muitas pessoas que procuram a Dirigindo Bem têm medo da direção e ficam tensos no trânsito. Nestes casos, também é trabalhado a Reestruturação Cognitiva, ou seja, é reestruturado aquele pensamento que é distorcido e geralmente negativo por algo positivo. “O sentimento de medo é decorrente da forma como interpretamos as situações do nosso dia a dia e das nossas crenças, dessa forma, uma vez que temos um pensamento negativo em relação a qualquer situação do dirigir, seja subida, trânsito ou estacionamento, esse pensamento só aumenta o nosso receio de enfrentar as situações. É preciso focar no lado positivo, acreditando nas conquistas e vitórias diárias dentro de qualquer processo de treinamento, inclusive o de dirigir. Assim  fica mais fácil perder o medo e, consequentemente, relaxar no volante”, comenta a Psicóloga Débora Faria.

Mais informações através da Central de atendimento Dirigindo Bem no telefone 0800 002 0221 ou pelo site www.dirigindobem.com.br.