Suggestiva | Releases

Releases

 

APRENDA A GERAR ELETRICIDADE COM BIKES NA MAIFEST

O intuito é apresentar de forma didática e divertida como produzir quantidades utilizáveis ​​de energia limpa e renovável através de pedaladas

17ª MaiFest que acontece nos dias 14 e 15 de maio é o evento ideal para quem se interessa por energia renovável, fitness ou inovação, pois o projeto Bike Geradora de Energia levará bicicletas capazes de gerar e armazenar energia elétrica  sustentável a partir de movimentos de pedais. Além disso, terá a oficina comunitária “Mão na Roda” para auxiliar as pessoas que desejam aprender a consertar as magrelas.  

O sistema todo se chama Gerônima o qual compõe: três bicicletas, baterias e um módulo eletrônico que converte a energia da bateria em 110 volts. Os voluntários pedalam e geram energia elétrica limpa, sustentável sem agredir o meio ambiente a qual fica armazenada em uma bateria ligada a um gerador eólico.     

Se e pessoa mantiver uma sequência de movimentos regulares de 80 RPM (rotações por minuto), ela gerará uma potência de 100W. Ou seja, uma Gerônima de três bicicletas é capaz de gerar uma média de 300W de potência a qual pode alimentar pequenos aparelhos, como o notebook e um caixa de som, por exemplo. A idealização do projeto foi feita pelo Coletivo CRU e desenvolvida em parceria com Engenheiro Eletricista Silas Batista.

Já, a oficina comunitária “Mão da Roda” organizada pela Associação de Ciclistas Urbanos (Ciclocidade) estimula a autonomia dos consertos das bicicletas pelos próprios ciclistas. A ideia é ter um espaço simples para as pessoas usarem os materiais e ferramentas disponíveis para elas mesmas executarem reparos necessários às suas bicicletas e caso seja preciso, é possível pedir auxílio para alguém mais experiente. A manutenção do espaço é feita por trabalho voluntário. “Não é uma prestação de serviços, o objetivo é que o ciclista coloque a mão na massa, aprenda e ensine”, comenta Silas.  

A 17ª edição da MaiFest é promovida pela  AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, e em 2016 traz o tema “Zukunft! (Futuro) - Arte e cooperação por uma cidade melhor”.  A Bike Geradora de Energia se une a essa mensagem, pois é uma parte importante da criação de um futuro mais sustentável.    

Depois de ver como um dispositivo de tração humana "faz" energia e consertar a bicicleta, é possível apreciar as exposições, shows de dança e música, intervenções artísticas itinerantes, artesanatos e gastronomia ligada à imigração alemã e de outros lugares.

Serviço:

XVII MaiFest
Dias: 14 e 15 de maio
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita

Mais informações através do site www.aemb.org.br.

PROJETO MÃO NA RODA - Oficina Comunitária de Bicicletas

14h às 18h - Projeto Mão na Roda - Oficina Comunitária de Bicicletas

Ciclocidades - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

Paraciclos - Estacionamento de Bike

Movex Academia - Rua Bernardino de Campos, 202.