Suggestiva | Releases

Releases

 

MAIFEST - MUITA CULTURA E DIVERSIDADE TAMBÉM NA GASTRONOMIA

A 16ª edição da MaiFest, festival de cultura alemã que acontece nas ruas do Brooklin no próximo mês, além de celebrar o encontro e a pluralidade de atrações nacionais e internacionais, trará também outro atrativo que desde a primeira edição se tornou um dos pontos fortes da festa, a gastronomia diversificada. Não dá para ir a MaiFest e sair sem provar uma ou muitas delícias.

Sem dúvida, entre os locais mais concorridos estarão os restaurantes que servem pratos alemães, já muito tradicionais, onde as opções são de dar água na boca, dentre elas o famoso Joelho de Porco ou Eisbein, Joelho Assado a Pururuca que tem como acompanhamento o chucrute e a salada de batatas. Mas tem ainda Cupim Recheado, Kassler e os conhecidíssimos salsichões, entre outros.

No total serão cinco restaurantes para atender os visitantes, sendo dois deles com organização da SOBEI - Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlados, cuja renda arrecadada durante a festa ajuda na manutenção de 11 creches que atendem cerca de 4 mil crianças, projetos para jovens e adultos e atividades para a melhor idade. “A participação da SOBEI, entidade social da Zona Sul de São Paulo,em nossos eventos é imprescindível pelo caráter social dos eventos do Brooklin. Os restaurantes da SOBEI na XVI Maifest são gerenciados em toda sua infraestrutura por voluntários amigos da entidade social. O evento realizado pela AEMB tem o eixo cultural e social, e inserir a gastronomia alemã por uma entidade social de excelência é fortalecer os laços comunitários e dar maior dimensão a cultura gastronômica do evento. Uma entidade social contribuindo e ampliando sua dimensão social com uma visão cultural”, destaca Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural da MaiFest.

Além dos restaurantes com especialidades típicas alemãs, haverá também outros espaços reservados especialmente para quem gosta de apreciar iguarias de outros países, como é o caso das barracas gastronômicas, que também serão pontos de parada obrigatória para os frequentadores, e elas serão muitas e estarão localizadas em todo quadrilátero de ruas onde acontece a MaiFest. Terá barracas especializadas na culinária mexicana, japonesa, armênia, portuguesa, espanhola, entre outras, passando, é claro, pelas especialidades tipicamente brasileiras que não poderiam faltar nesse festival, como o famoso acarajé, os doces brasileiros tradicionais, e até compotas e queijos vindos de Minas.

Este ano o tema da MaiFest, que ocorre nos dias 23 e 24 de maio será: Blütezeit - Tempo de Desabrochar. Celebrando a Liberdade e o Diálogo Multicultural nas ruas do Brooklin. Com um tema tão forte como este, inspirado no livro A Rosa Branca, Editora 34, que retrata um movimento de resistência contra o nazismo na época da segunda guerra, traduzido pela equipe da Letras Alemão USP, a expectativa fica por conta da programação, e nesta edição não poderia ser diferente, já que a AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, que promove a festa traz sempre muitas novidades. “Uma das atrações já confirmadas é a apresentação da orquestra alemã Stadtkapelle Freudenstadt, que virá ao Brasil com 40 componentes, especialmente para a MaiFest, além disso, teremos vários grupos de danças folclóricas e grupos musicais dos mais variados estilos, para agradar a todos”, destaca Simpad Baronian, Presidente da AEMB.

Serviço:
XVI MaiFest
Dias: 23 e 24 de maio
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br.