Suggestiva | Releases

Releases

 

MAIFEST CONFIRMA A VINDA DE ORQUESTRA DA ALEMANHA PARA O EVENTO

Orquestra Stadtkapelle Freudenstadt desembarca no Brasil com 40 componentes para duas apresentações nos dias 23 e 24 de maio 

A diretoria da AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, que está à frente da organização da MaiFest que acontece nos dias 23 e 24 de maio, confirma a presença da Orquestra Stadtkapelle Freudenstadt, que tem 160 anos de existência, e vem para o Brasil para duas apresentações com 40 componentes. “A apresentação desta orquestra em nosso evento é resultado de uma parceria institucional com a Alemanha. Ao visitar o país em 2012 e 2013 firmamos uma base de relacionamentos lá e temos conseguido importantes resultados.  Esses  relacionamentos construídos são imprescindíveis para a mobilização de eventos de grande porte como os nossos do Brooklin, por isso estamos sempre em busca de novas parcerias para alinharmos nossas ações culturais. Estamos contando com o apoio institucional do Colégio Benjamin Constant e Ashby nesta ação”, destaca Simpad Baronian, Presidente da AEMB.

O Maestro da Orquestra Stadtkapelle Freudenstadt, Rainer Neher, veio ao Brasil na edição de 2014 para se apresentar e também conhecer a festa. “A Orquestra Stadtkapelle Freudenstadt  é de uma cidade com 20 mil habitantes e o nosso evento chega a reunir 200 mil pessoas, além disso, vivemos em uma cidade de 16 milhões de habitantes, então é natural que ele viesse antes, e o resultado desta visita foi extremamente positivo. No início estava previsto vir apenas 25 integrantes da orquestra, mas acabamos fechando em 40, eles viram a importância e a oportunidade de sair da Alemanha e se apresentar no Brasil. Vem também o Secretário de Turismo, Sr. Michael Krause e a Sra. Christina Krause, Gerente Geral do Eduard-von-Hallberger-Institut, e Christine Schwarz, Presidente da  Stadtkapelle Freudenstadt, que é musicista e flautista”, explica Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural da MaiFest.

Simpad Baronian ressalta que a responsabilidade da entidade em receber a orquestra deve ser também da cidade e do Governo do Estado de São Paulo. “Estamos batalhando para criar parcerias e proporcionar uma excelente estadia para todos da orquestra no Brasil e precisamos incluir a responsabilidade da cidade e do estado nesta valorização local, pois é isto que estamos fazendo, ou seja, valorizando o nosso país. Em outubro o Governador Geraldo Alckmin nos enviou uma carta reconhecendo o trabalha da AEMB na promoção da MaiFest e do BrooklinFest, e agora a grandeza em trazer uma orquestra deste porte ao Brasil só reforça o nosso papel”.

Este ano o tema da MaiFest será: O nome Blütezeit foi uma ideia das professoras de alemão da USP, a Professora Dra. Tinka Reichmann, a Professora Dra. Juliana P. Perez e alunas da equipe de tradução. Estaremos homenageando o livro Rosa Branca, que retrata um movimento que aconteceu na Alemanha na época da guerra, quando alguns estudantes e um professor se mobilizaram contra o nazismo, redigindo e distribuindo panfletos que denunciavam atrocidades cometidas e chamando a população alemã para a resistência. Eles foram julgados e condenados à morte pelo Tribunal do Povo, instrumento nazista de repressão, mas ficaram os valores de combate a qualquer situação de violência, discriminação e intolerância na sociedade contemporânea, bem como o cultivo e construção da liberdade, da amizade, da dignidade humana e da democracia. Então, o livro é o eixo central de tudo que vai acontecer no evento, porque esses movimentos a favor da democracia, da questão da convivência pacífica, do cultivo da liberdade, dos diálogos multiculturais, já acontecem nos eventos que realizamos no Brooklin”, explica Delfino.

Serviço:

XVI MaiFest
Dias: 23 e 24 de maio
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita

Mais informações através do site www.aemb.org.br.