Suggestiva | Releases

Releases

 

IMAB COMPLETA 50 ANOS E COMEMORA SUA TRAJETÓRIA DE SUCESSO NO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Foi a persistência em melhorar cada vez mais seus produtos com constante investimento em tecnologia de ponta, buscando a excelência para atender com estilo o consumidor, que levou a IMAB a crescer e estar a um passo de atingir um marco: completar 50 anos de existência. O trabalho realizado pelo seu fundador, Sr. Angelino Barbosa, em 1965, e a visão empreendedora fruto da parceria com o filho Luís Antônio Barbosa, com quem divide a direção da IMAB há 30 anos, que fez com que a empresa se desenvolvesse e ocupasse uma posição de grande destaque entre as fabricantes de maçanetas, fechaduras e ferragens do Brasil. 

O início não foi fácil, a empresa começou como uma pequena fabricante de adornos em metal com pontas de lanças para portões, mas não eram apenas pontas de lanças comuns, pois as peças feitas pelo próprio Sr. Angelino eram tecidas quase que como obras de artes, feitas à mão, e ele já demonstrava que seria um empresário de sucesso, pois mesmo no começo já se preocupava que seus produtos tivessem os mais altos padrões de qualidade. Luís Antônio relata orgulhoso como foi esse início: “Meu pai é um profissional que começou a trabalhar muito cedo, aos 22 anos montou uma empresa pequena e passou a produzir acessórios para portões. Ele acordava às 4h da manhã para ligar o forno e fazer as peças para vender no dia seguinte”.

Na década de 60, a IMAB era especializada em acessórios de latão para portas e janelas, e em 75, já trabalhava principalmente com acessórios em alumínio e latão para portas, janelas e portões, mas era hora de expandir os negócios, colocar toda a criatividade em novas peças. “No começo da década de 80, a IMAB entrou em outro mercado, o de maçanetas avulsas, a empresa passou a fabricar maçanetas da melhor qualidade, com design e acabamento diferenciado para serem acopladas na fechadura de outros fabricantes”, relata Luís. 

Com o crescimento da marca, o número de pedidos e da produção consequentemente tiveram um significante aumento, então a família viu que era o momento de ir além. A empresa na época, anos 80, já fornecia as melhores maçanetas do mercado com design de categoria internacional e acabamento superior, que podiam ser utilizadas em diferentes modelos de fechaduras. Foi então que surgiu um novo produto, a fechadura IMAB. "O mercado já contava com a nossa maçaneta que é a nossa especialidade até hoje, que apresentava um novo conceito de design e ótimo acabamento, mas não tinha uma fechadura à altura para compor o conjunto, desta forma resolvemos fazer uma boa máquina, já que muitas vezes nossa maçaneta era acoplada a uma fechadura mais simples, que não era feita com todo o esmero e capricho como fazíamos as nossas maçanetas. Era o momento de colocar no mercado uma fechadura de alto padrão", explica Luís.

Entre a decisão de lançar a fechadura e a sua efetiva entrada no mercado foram cinco anos de muito trabalho. “Fizemos vários projetos e realizamos muitos processos de análises e testes, pois na época não existia nenhuma norma de desempenho que existe hoje. Nós estabelecemos padrões baseados em normativas européias e americanas para lançar um produto que surpreendesse e superasse os padrões já existentes. Tudo isso resultou num produto realmente diferenciado, dentro dos padrões de custo do mercado brasileiro, porém com um patamar de desempenho e qualidade superior. Quase oito anos depois do lançamento das nossas fechaduras foi implantada pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, a norma NBR14913 publicada em janeiro de 2002 que passou a exigir padrões de qualidades em todas as fechaduras existentes no mercado, mas a IMAB simplesmente não precisou fazer nenhuma adaptação, pois nossos produtos já atendiam e excediam todos os requisitos”. 

Além das fechaduras, a IMAB continuou com a produção de ferragens, não abandonou o seu mercado tradicional, apenas agregou mais essa variedade de produto visando aumentar sua participação no mercado e poder atender as carências do seu público com um produto de primeiríssima qualidade. Aliás, o esmero que é empregado na fabricação dos produtos IMAB reflete também em parcerias duradoras. “A IMAB tem clientes e parceiros com os mesmos 50 anos de existência, são revendedores que trabalham com os nossos produtos desde a fundação da empresa, que oferecem um produto sempre atualizado aos seus clientes. E este é o caminho de futuro da IMAB, ou seja, permanecer no mercado, fazendo as evoluções que são inerentes à modernização e incorporando novas categorias de materiais, mas tudo dentro de uma coerência e sem perder o foco na qualidade".

Uma característica dos dois empreendedores é também uma curiosidade bastante interessante. Luís e o pai se enchem de orgulho ao falarem do trabalho de criação e desenvolvimento dos produtos, que é feito pela família em parceria com a equipe de criação. “Ah, essa é a parte mais gostosa do trabalho, é uma tradição de família. Fazer um bom produto é principalmente uma questão de ouvidos, temos que ter esse dom de ouvir o consumidor, para conseguir trabalhar no produto características como funcionalidade, resistência e beleza. Cada peça tem que ser agradável em todos os aspectos, e devemos pensar principalmente nas pessoas, afinal são elas que irão usar os nossos produtos durante décadas, seja em casa ou no escritório”.

O sucesso da IMAB anda lado a lado com a ousadia e a busca pelo novo, pelo produto de excelência em modernidade e funcionalidade, por isso, em 2013 a IMAB deu um novo passo no mercado de fechaduras do país e firmou parceria com a iTEC Sulamérica, empresa que se distingue pela inovação dos seus produtos, assim como pelos seus mais altos padrões de qualidade aliados às novas tecnologias e novos materiais utilizados em suas criações. Com essa parceria, a IMAB pode suprir seus clientes e consumidores, com o que representa um novo caminho para os negócios, com o lançamento de fechaduras eletrônicas, que agregam à segurança e o estilo com a  praticidade e a modernidade de se viver em uma sociedade totalmente ligada à tecnologia nos tempos de hoje. Alguns lançamentos já se tornaram sucesso desde então, como as fechaduras eletrônicas e outros acessórios para gestão e monitoramento de acesso.

2015 promete ser um grande ano para os negócios da IMAB, pois além da comemoração pelos seus 50 anos de existência, muitas ideias estão prontinhas para saírem do papel. Se depender da diretoria da empresa, ela estará cada vez mais espalhada pelos quatro cantos do país. A marca tem planos para criação de novas variedades de produtos e continua com o trabalho de expansão.