Suggestiva | Releases

Releases

 

TECIDOS DA PARANATEX SÃO DESTAQUE EM PROJETOS DE DÉCOR

Diferentes combinações de tecidos deixam os ambientes mais alegres e expressivos

A decoração dos ambientes descrevem muito da personalidade de quem vive neles, portanto, renová-los é algo essencial, e um recurso muito útil para repaginar o lar ou o escritório são os tecidos da Paranatex. Com o intuito de facilitar a escolha, a empresa selecionou uma série de projetos que usam e abusam deste revestimento, seja em cúpulas de abajur, almofadas, poltronas ou até mesmo nas paredes. Além disso, algumas cores estimulam a criatividade, provocam bem-estar e trazem alegria.

Em Londrina, uma casa localizada dentro de um condomínio fechado apostou em uma decoração clássica como a própria arquitetura, com móveis de época assinados e catalogados que conversam com alguns objetos contemporâneos. Um dos espaços que ganha destaque na casa, é a sala íntima multiuso de 28 m² com os tecidos da coleção Omega Plus inspirados no estilo Toile de Jouy assinada pela designer da Paranatex Angélica Giovannini. Nesta estampa, as imagens em homenagem aos camponeses e a tranquilidade da vida campestre ganharam destaque dentro de grandes círculos. Os desenhos delicados de pontes, cabanas e até de um trem a vapor propiciam ambientes requintados, alegres e charmosos. Outro destaque da mescla de desenhos é a graciosa imagem de dois cães, que enaltece a figura do fiel amigo do homem. Este tecido com todas as suas peculiaridades foi aplicado em uma das paredes, o que proporcionou um grande destaque ao ambiente. 

No espaço, o que também chama a atenção são duas poltronas revestidas de tecidos com vários nomes científicos de orquídeas estampados e as almofadas decoradas ao estilo marroquino, pertencentes à linha Capri Collection. “Todos os tecidos dos móveis foram escolhidos em função do que foi usado na parede. Os tons de bege dão mais destaque para o vermelho da estampa. A sala permeia entre o clássico mais leve e um pouco mais moderno na mercenária”, diz o responsável pelo projeto Ricardo Grangera. Lembrando que a cor vermelha é estimulante, amplia a atenção e abre o apetite.  

Já no quarto, predomina o azul que transmite calmaria e confiabilidade. O tecido listrado da coleção Omega Plus combina com os acessórios e a roupa de cama. Os travesseiros são decorados ao estilo francês Luís XV, os desenhos que compõem esta linha da Capri Collection trazem reproduções de época e primam pela delicadeza dos traços nos temas escolhidos. O desenho traz características do período, como as cadeiras e canapés com pernas cabriolet (em forma de pé de cabra).

Para quem tem receio de ousar na ambientação com tecido, pode começar com espaços menores, como por exemplo, o hall de entrada do lavabo e em tapetes, para depois expandir para o resto da casa. O arquiteto Marcelo Melhado fez exatamente isso no projeto de um apartamento de pequena dimensão também no Paraná. “Na área social, foi utilizado tecido da Paranatex no hall, no lavabo e na tapeçaria. Desta forma, conferiu aconchego, cor e auxiliou no tratamento acústico”, diz Marcelo. Todos que desejam transmitir descontração e otimismo podem apostar no tom amarelo. 

Ele ressalta algumas vantagens deste tipo de revestimento, entre elas está a acústica, aconchego, textura, e a possibilidade de trocá-lo de lugar, ou seja, poderá ser reutilizado em diferentes cômodos da casa ou apartamento. Além disso, afirma que para a manutenção, o cuidado deve ser o mesmo que se tem com a limpeza dos tecidos de revestimentos de móveis estofados, portanto, o aspirador de pó é o mais indicado.

Melhado sugere que a aplicação seja feita por profissionais especializados, os quais podem e devem opinar na assertividade do projeto. Ele cita que o tecido pode ser aplicado diretamente sobre a parede utilizando-se cola fórmica, todavia é recomendado que ela esteja livre de umidades e nivelada para não ocasionar ondulações. Pode-se usar ainda o backing, camada de adesivo que se aplica no verso do tecido, para dar maior estabilidade dimensional e deixar o tecido com menos flexibilidade. 

Outra sugestão é colar primeiro uma espuma fina e depois aplicar o tecido, essa opção é muito utilizada, pois possui um melhor acabamento e atua como isolante térmico. Ele também recomenda não colocar o tecido em áreas expostas ao sol.

Descrição dos tecidos Paranatex:

Coleção Omega Plus

Peso 247 g/m²

Largura 1,60 m

100% Algodão

Preço sugerido: R$ 46,60 o metro.

Coleção Capri Collection

Peso 188 g/m2

Largura 1,40 m

Linho, Poliéster e Algodão

Preço Sugerido: R$ 46,60 o metro.

SAC 0800 701 3050. Mais informações: www.paranatex.com.br.